HISTÓRIA DA ACEIBI


Em 5 de agosto de 1.965, por iniciativa dos senhores Antonio Arrabaça Ribeirete, Domingos Moya, Alfredo Rodrigues, Alberto Negro, Ademir Rampazzo, João Rossi, Américo Bergamim e mais 50 empresários de nossa cidade, em reunião realizada no Salão Paroquial, foi fundada a Associação Comercial Industrial de Ibiporã, sendo eleito o primeiro presidente, o Sr. Franscisco José de Oliveira, conhecido por todos como o Chico da Benzenex, tendo como Prefeito Municipal naquela data o Sr. Ciro Ibirá de Barros.

No ano de 1.970, na reestruturação da Associação, assume a Presidência o Sr. Jacinto Semprebom, tendo como 2º Presidente o Sr. Daniel Pelisson, dando início a uma nova fase da Associação Comercial, oferecendo o primeiro curso, em convênio com o Senac – Técnica de Vendas, realizado no mês de outubro daquele ano. Nesse período foi iniciado o serviço do Seproc, com a Associação fazendo parte do Convênio Nacional de Intercâmbio. Assunto bastante discutido naquele ano foi o início da cobrança da água pelo Samae, por meio da instalação de Hidrômetro em várias residências da cidade de Ibiporã.

Com o início das atividades da Irpasa, Ibiporã atingia o índice de recolhimento exigido pelo INPS, hoje INSS, e contava com a presença de um médico credenciado por aquele instituto. Mais uma vitória da Associação Comercial em benefício para toda a coletividade. Também nesse período iniciou-se a gestão para a implantação de uma agência do Banco do Estado do Paraná.

No ano de l.973, começou o trabalho de trazer para Ibiporã uma agência do Banco do Brasil. No mês de agosto do mesmo ano, a Associação Comercial adquiriu junto à Telepar a linha telefônica de nº 247, o número que perdura até hoje é 3258-1260.

No dia 9 de setembro de 1.974, assumiu a presidência o Sr. Kanemitsu Hasashi Kazahaya, cujo mandato foi declarado pela Câmara de Vereadores, de Utilidade Pública, pelo Decreto Lei 451/74.

No ano de 1.976, assumiu a presidência o Sr. Antonio Nadir Bigatti, cuja administração criou o Conselho Administrativo do Seproc, com a conseqüente aprovação de seu regimento interno.

Em 1.978 assumiu novamente a presidência da Associação Comercial o Sr. Jacinto Semprebom.

No ano de 1.980 assume a presidência o Sr. Carlos Sert, que comandou a Associação Comercial até 1.985, quando iniciou-se as campanhas promocionais da Associação Comercial.

Em 1985 assume a Presidência o Sr. Wadilson Fernandes Pinheiro, o qual comandou a Associação até 1.993 . Em 1.993, o Sr. Paulo Soares foi eleito presidente da Associação e a comandou até o ano de 1.999. Em 1.998 a Associação Comercial Industrial de Ibiporã, passa denominar-se ACIASPI – Associação Comercial, Industrial, Agrícola, de Serviços e Profissionais Liberais, passando a atender mais segmentos de atividades econômicas de nossa cidade. Cria-se nesse ano o Conselho da Mulher Empresaria de Ibiporã, órgão que reúne as empresárias e esposas dos empresários de nossa cidade, o qual realizou a primeira feira de liquidação de verão, que aconteceu em março de 1999, no salão Pio XII. No mês de agosto, foi realizada a segunda feira do comércio, denominada Ponta de Estoque, sendo realizada até hoje, denominada FECOM. No mesmo ano a Associação Comercial começou emitir Certificados de Origem, documento essencial para o empresário no processo de exportação.

Em 1.999, o SCPC passa a integrar os serviços do SCPC da ACIL- Associação Comercial e Industrial de Londrina, dando mais agilidade e segurança às informações cadastrais e integrando a rede nacional de informações. Assume a Presidência o Sr. Fernando César Moya de Morais, que dirige a Associação até 2.004, nessa gestão inicia-se o Projeto Empreender em parceria com a Sebrae, formando núcleos de vários segmentos do comércio e prestação de serviços de nossa cidade. No ano de 2.000 a sede da Associação Comercial é transferida do prédio da Prefeitura Municipal para uma ampla instalação no prédio da antiga Cooperativa, na Av. Paraná, nº 325, 1º andar, em uma área de 300 metros quadrados, com salas para reuniões, auditório, e 3 salas para a área administrativa. Em 2.002, a Associação Comercial, buscando modernização e avanço no atendimento do SCPC, adquire novos computadores e passa a ser independente de Londrina nas consultas do SCPC, passando a ter seu próprio banco de dados e a integrar a Rede Nacional de Informações Cadastrais, com abrangência em todo o território nacional. Também nesse ano, a Associação Comercial passa a operar o PROE – Programa de Orientação ao Estagio, colocando aproximadamente 90 estagiários no mercado de trabalho, dando oportunidade do primeiro emprego a vários estudantes de nossa cidade.

No ano de 2.004, assume a presidência a Sra. Charife El Kadri, cuja administração inaugura em Ibiporã a Agência Bancária do Sicoob – Cooperativa de Crédito Mutuo, fomentando uma nova relação dos empresários de Ibiporã com o mercado financeiro nacional. Também foi criado o Departamento Comercial, visando dar um atendimento direto aos associados. Foi quando criou-se um plano de promoções para datas especiais, como: Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal. O associado participante oferece cupons a seus clientes para concorrer a prêmios. Uma modalidade de premiação bastante aceita pela população é o vale-compras, o que permite o ganhador a trocá-lo em qualquer empresa participante da promoção.

No primeiro mandato de Charife El Kadri, foi realizado um jantar dançante comemorativo aos 40 anos da Associação Comercial, uma festa memorável, com a presença de várias autoridades municipais, estaduais e federais, além dos ex-presidentes da Associação, os quais foram agraciados com uma escultura feita pelo artista Henrique Aragão. Outro evento muito importante foi a 10ª edição da FECOM – Feira do Comércio, inaugurando o Centro de Eventos de Ibiporã, Domingos Pires Gonçalves.

Ainda nesse primeiro mandato, ocorreu a mudança do Estatuto da Associação Comercial, em virtude da mudança da sigla ACEI para ACEIBI.

No ano de 2006, Charife El Kadri foi reeleita por aclamação para o segundo mandato como presidente da ACEIBI. Nesse período conquistou o Prêmio FACIAP - Rumo a Excelência em Gestão, promovido pelo IBQP - Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, sendo aperfeiçoado na instituição um programa de processos gerenciais, fazendo da ACEIBI a Associação modelo de médio porte do Paraná. Conquistou também o prêmio de Projeto Destaque, sendo o Dia do Consumidor considerado o melhor projeto de Associações Comerciais do Paraná. Nessa gestão foi criado o Conselho do Jovem Empresário de Ibiporã - CONJOVE.

No ano de 2008, foi eleito como presidente o Senhor Moacir Miguel Rodrigues Junior, gestão 2008/2010, juntamente com o Vice-Presidente Vander Carlos Casagrande, cujo objetivo destinava-se na modernização das empresas e capacitação dos empresários. Através da criação do programa SPCA – Sistema de Proteção ao Crédito Automatizado induziu o desenvolvimento das empresas de Ibiporã. No primeiro ano de seu mandato, intensificaram as ações realizadas e impulsionaram o desenvolvimento do Conselho do Jovem Empresário de Ibiporã.

Em 2010, assumiu a presidência da ACEIBI o Empresário Vander Carlos Casagrande - gestão 2010/2012. Em sua gestão, a ACEIBI concretizou a realização de um sonho, idealizado por todos os outros presidentes que dirigiram a entidade: a aquisição de um terreno para construção da sede própria. O terreno está localizado no centro da cidade, e para comemorar essa conquista, organizou-se um encontro com os ex-presidentes da ACEIBI, para gravação de um vídeo institucional, contando a história da Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã.

Nessa gestão, Vander Casagrande criou diversas ações e programas dentro da ACEIBI, um deles foi a Nota Fiscal Eletrônica, sistema disponível para emissão de nota fiscal, bem como, o Certificado Digital, sistema necessário para a emissão das notas fiscais eletrônicas. Em 2011, Vander Casagrande promoveu a mais conceituada edição da FECOM - Feira do Comércio de Ibiporã, tornando o maior evento comercial da região, com público aproximado de trinta mil visitantes.

Em 2012, a FACIAP firmou uma parceria direta com o SPC Brasil, a qual também é parceira do SERASA EXPIRIAN, proporcionando à ACEIBI e às demais Associações Comerciais do Paraná, informações da maior base de dados dos país.

Casagrande ficou à frente da ACEIBI até abril de 2014 e em maio do mesmo ano assumiu a nova Diretoria, para o biênio 2014/2016, presidida pelo Empresário Mohamad El Kadri.

Ao longo de sua história, a Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã transformou-se em um agente de desenvolvimento sócio-econômico de nosso município.